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sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Acompanhamentos gerais de portadores de síndrome de down



 Acompanhamentos gerais


A correta avaliação do crescimento e desenvolvimento, principalmente nos primeiros anos, permite a detecção de problemas que podem impedir a plena realização do potencial de cada indivíduo.

A avaliação do paciente Down é semelhante ao de todas as crianças. No entanto, como o seu ritmo de crescimento e desenvolvimento é mais lento é necessário atenção para tranquilizar os pais ou não deixar de estimulá-lo quando estiver apto para desenvolver determinada habilidade.

Certifique-se de que está usando curvas e tabelas adequadas para a síndrome.

Evite utilizar as usuais e comparar permitindo um desvio para menos, pois a diferença entre os ritmos não é harmónica nas diversas áreas.

Após os três anos de idade, verifique se a criança está frequentando um programa adequado de estimulação.

  1. AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO
  2. Ao nascer o peso e a estatura costumam ser menores, mas geralmente dentro da normalidade, desde que não haja cardiopatia.
    Apresentam membros mais curtos em relação ao tronco.
    A sua velocidade de crescimento é mais lenta que a das demais crianças e essa diferença se acentua a partir dos 4 anos.
    Existem curvas próprias para avaliar o peso, estatura e perímetro cefálico.
    Lembre-se: mais importante que a avaliação do momento (transversal) é o acompanhamento a longo prazo (avaliação longitudinal).
    Verifique se a criança se mantém dentro do seu canal de crescimento. Se começar a verificar mudanças no mesmo, investigue a presença de alguma patologia, especialmente cardiopatias ou hipotiroidismo.
    Existe uma tendência à obesidade, de leve a moderada. Mesmo com dietas adequadas.
    A estatura final média é menor do que a da população em geral.
    É comum o envelhecimento precoce.
  3. AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO
  4. No processo de desenvolvimento destacam-se dois componentes:
    - Sequência: é a ordem em que as habilidades são adquiridas. Por exemplo, primeiro a criança firma o pescoço, depois senta, depois anda.
    - Ritmo: é o tempo que ela gasta para adquirir cada habilidade.
    A sequência do desenvolvimento na Síndrome de Down é a mesma das crianças normais.
    O ritmo é próprio e mais lento e deve ser respeitado.
    À medida que o tempo passa, mais nítida se torna o desfasamento em relação às crianças normais; porém, o desenvolvimento prossegue.
    O importante não é a idade de cada aquisição, mas o desenvolvimento progressivo.
    A tabela de desenvolvimento mostra o ritmo das aquisições de habilidades nos primeiros anos de vida, comparando-o ao ritmo esperado, sendo útil na avaliação do paciente.
    A estimulação permite melhorar o ritmo dos pacientes Down e a maior realização de seu potencial. Ela deve ser feita por especialistas.
    Lembre-se que além do ritmo próprio, mais lento, da síndrome, existe o ritmo de cada indivíduo que é pessoal e também deve ser respeitado.
    Evite fazer previsões do desenvolvimento a longo prazo, principalmente em idades precoces.
    A tabela do desenvolvimento apresentando os principais marcos está disponível. Clique para ver
  5. DESENVOLVIMENTO AOS 5 ANOS

    Em geral, a criança Down aos 5 anos estará andando, correndo e subindo escadas.
    Estará apta a retirar algumas peças de roupa mas precisará de ajuda para se vestir.
    Já controlará esfíncteres durante o dia.
    Alguns falarão bem, mas a maioria falará apenas frases de três palavras.
    Como em qualquer avaliação de desenvolvimento, pode haver um progresso com maior ou menor rapidez.
    É aceitável o atraso em apenas uma ou duas áreas.
  1. DESENVOLVIMENTO AOS 10 ANOS

    Em geral, nesta idade, o paciente estará fazendo progressos nos primeiros anos da escola.

Terá melhor desempenho na leitura que em matemática.

Embora tenha uma tendência maior a fugir das dificuldades, não costuma ter problemas de comportamento diferentes das demais crianças.


fonte: http://www.malhatlantica.pt/ecae-cm/Down.htm#13

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